Nesse último Domingo, a “D.J. celebridade” e herdeira da rede de Hotéis Hilton, Paris Hilton, fez uma declaração bem “modesta”: disse que ela e Britney Spears, em 2006, tinham ‘inventado’ o Selfie.

Em Novembro de 2006, Hilton e Britney estavam juntas e resolveram tirar selfies (imagens abaixo). Lembrando do momento, Hilton resolveu postar no seu Twitter “11 anos atrás, eu e Britney inventamos a selfie!” Obviamente, como as selfies ficaram bem famosas com a entrega do Oscar de 2014, ela achou, em seu mundinho, que uma selfie em 2006 tinha que ser a primeira.

Para começar, em 1839, Robert Cornelius tirou uma foto que é considerada por muitos como a primeira selfie. Cornelius era um químico amador e um fotógrafo entusiasta, residente da Philadelphia. Ele então, em 1839, na parte de trás da loja da família, resolveu armar sua câmera e tirar uma imagem dele mesmo ao remover a capa da lente e correr para o frame onde ele sentou por um minuto antes de cobrir as lentes de novo. Atrás da foto (abaixo) ele escreveu: “A primeira foto clara já tirada. 1839.”

Bem, como Cornelius ‘correu’ para tirar a foto, talvez ela não seja uma “clássica” selfie, porém, podemos caminhar mais alguns anos na história para descobrir não só a primeira selfie mas também o primeiro uso de ‘pau-de-selfie’, em 1920! Nela (abaixo) podemos ver o casal sueco Helmer e Naemi Larsson claramente usando uma espécie de graveto para pressionar o botão sobre a câmera acima deles.

Ok, existe a remota possibilidade do jovem rapaz estar, estranhamente, usando o graveto para fazer uma gracinha para alguém tirando a foto. Mesmo que isso seja muito pouco provável, temos ainda uma foto ainda anterior. Em 1914, Anastasia Nikolaevna da Rússia, a filha mais nova do Imperador, tirou uma selfie (abaixo) aos 13 anos de idade. Em uma carta ao pai, ela escreveu: “Eu tirei essa foto de mim mesma olhando para o espelho. Foi muito difícil já que minhas minhas estavam tremendo.”

E podemos continuar a lista. Também em 1920, o fotógrafo de New York, Joseph Byron, tirou uma selfie (abaixo) no topo de um prédio com os seus amigos. A câmera era bem grande, e dois tiveram que ajudar a segurá-la.

Em 1938, o famoso e legendário Frank Sinatra tirou uma selfie (abaixo) através da clássica foto tirada em frente ao espelho.

Já em 1966, o guitarrista do Beatles, George Harrison, tirou sua selfie (abaixo) durante uma visita à Índia com uma lente ‘olho-de-peixe’. Aliás, ele documentou toda a sua viagem na Ásia com selfies.

Em termos de famosos, temos diversos outros exemplos notórios, incluindo Cindy Sherman, Andy Warhol, Madonna e outras celebridades que já tiraram selfies bem antes de 2006. Bastava apenas pesquisar um pouco.

E, para completar, mais um fato derruba bonito a afirmação de Paris Hilton: o próprio termo ‘Selfie’, referente às fotografias, surgiu popularmente em 2002, quatro anos antes da Hilton posar para as suas tão valorizadas fotos.

Bem, obviamente, as selfies tiradas por Paris Hilton e Britney Spears não foram, nem de longe, as primeiras. Aliás, o próprio impulso de querer tirar uma foto de si mesmo, com ou sem alguém presente ao redor, é bem natural. Impossível muitos já não terem tentado algo do tipo desde a invenção da máquina fotográfica.

No final, mais uma vez, temos mais um sintoma das desinformações dessa nossa Era da Pós-Verdade. Infelizmente, não parece ser necessário pesquisar algo antes de se fazer uma afirmação ou validar um fato. Basta ter seguidores o suficiente e convicção.

Referências:
1. https://www.nytimes.com/2017/11/20/style/paris-hilton-selfie.html
2. https://publicdomainreview.org/collections/robert-cornelius-self-portrait-the-first-ever-selfie-1839/
3. http://www.bbc.co.uk/newsbeat/article/42051722/dear-paris-hilton-heres-a-brief-history-of-the-selfie