Em Las Vegas, as pessoas viram, pela primeira vez, um ônibus self-driving (sem motorista) entrando em operação. Porém, o veículo, carregando “vários” passageiros, colidiu com um caminhão se movimentando em baixa velocidade.

Ninguém saiu ferido do incidente, no qual autoridades da cidade disseram que a culpa foi do motorista do caminhão, este tendo recebido até uma multa da polícia. A colisão foi leve. O ônibus parou para deixar um outro caminhão passar – algo que deveria fazer, como programado -, mas o caminhão atrás não parou.

Inauguração do ônibus de auto-direção em Las Vegas

Esse ônibus de auto-direção é o primeiro do seu tipo a ser usado em estradas públicas dos EUA. A infeliz colisão vem um dia depois que a empresa Waymo – pertencente à Alphabt, companhia ligada ao Google – anunciar que estará lançando uma frota inteira de táxis self-driving em Phoenix, Arizona. Sua tecnologia possui origem da companhia francesa Navya, a qual também está testando seu sistema em Londres.

O novo ônibus carrega mais de 15 pessoas e possui uma velocidade máxima de 45 km/h, mas tipicamente viaja a cerca de 25 km/h.

Até o momento, veículos de auto-direção liberados para testes em ruas têm vez ou outra se envolvido em acidentes, mas os erros quase sempre vêm do lado humano.

Especialistas e estudos recentes indicam que, mesmo com pequenas imperfeições, os atuais veículos de auto-direção já são capazes de tornar as estradas mais seguras e precisam ser promovidos.

Referência: BBC