HBO prepara minissérie sobre o imperador francês Napoleão Bonaparte.

Baseado em estudos do diretor Stanley Kubrick, a HBO já iniciou os preparativos para a produção da minissérie sobre Napoleão.

Stanley Kubrick

O canal está negociando com Cary Fukunaga para dirigir o projeto. Cary ganhou um EMMY por “True Detective”.

Nos anos 60, Kubrick dedicou anos pesquisando muito sobre o assunto com a intenção de usar em um longa-metragem que seria filmado na França, Inglaterra e Romênia, com planos de usar 30 mil soldados do então exército comunista para as cenas de batalhas. O filme foi arquivado por conta do lançamento de “War and Peace” em 1966 e “Waterloo” em 1970, do diretor Sergei Bondarchuk, que também falam sobre o imperador francês. O projeto inacabado de Stanley Kubrick ficou conhecido como seu “maior filme nunca feito”.

O projeto de Kubrick também foi engavetado por falta de viabilidade econômica, apesar de Kubrick já ter escrito um roteiro e criado uma base de dados com mais de 17 mil imagens e artefatos da era napoleônica. A retomada do projeto se tornou viável porque a família de Kubrick (falecido em 1999) abriu esse arquivo para a HBO.

Steven Spielberg, que há três anos anunciou seu desejo de fazer “Napoleão”, será um dos produtores, ao lado de Darryl Frank e Justin Falvey.

Jan Harlan, ex-cunhado de Kubrick e produtor de vários filmes dele, disse:

“Tenho certeza que a HBO vai aproveitar o material que temos. Nós fornecemos muita coisa para eles. Fico feliz que o enorme esforço de Stanley finalmente chegue às telas”.