No dia 22 de Junho deste ano, foi anunciado ao mundo pelo comando militar canadense que um integrante da força-tarefa JTF2 conseguiu, surpreendentemente, efetuar o disparo que matou um militante do Estado Islâmico a 3.450 metros de distância, no Iraque. A identidade e nem o local exato da ação não foram revelados por motivos de segurança. A ação dos militares, foram em resposta a uma tentativa de ataque contra as tropas iraquianas e civis presentes no local. O atirador canadense, bateu o recorde do britânico Carl Harrison, que disparou contra um membro do Talibã no Afeganistão, aos impressionantes 2.425 metros de distância, e a do australiano que disparou, também, contra um membro do Talibã a 2.825 metros. O canadense utilizou o Fuzil de Precisão/Rifle McMillan TAC-50.


McMillan TAC-50

McMillan TAC-50 A1


O TAC-50  é um Fuzil de Precisão/Rifle anti-pessoal e anti-material fabricada pela empresa norte-americana McMillan Firearms Manufacturing, cujo a produção iniciou nos anos 2000.


Detalhes

O McMillan TAC-50 é um rifle de ação manual com um sistema rotativo, fazendo com que o rifle tenha pouco recuo e mais precisão ao disparar. Tem um comprimento de 1,48 metros e seu cano possui um comprimento de 737 milímetros. Tem uma coronha retrátil com um regulador de altura para a cabeça, permitindo que o portador tenha mais conforto e mira mais precisa para atirar. Toda sua estrutura externa foi feita com alumínio e polímeros, deixando a arma mais leve para uso e transporte, tendo um peso total de 11,8 kilos. Também, possui trilhos para acoplagem de equipamentos, tais como: lunetas, red dots, lases, tripés, bipés e lanternas.

Resultado de imagem para .50 bmg

.50 BMG.

Possui um calibre padrão de .050 BMG, com alto poder de penetração capaz de perfurar paredes, blindagens reforçadas, veículos blindados, além de ser um calibre muito preciso.


Utilizadores


CANADÁ

Resultado de imagem para canadian jtf2

Membros da JTF2.

No Canadá, o McMillan TAC-50 é utilizado pela JTF2 (Joint Task Force 2), uma força especial das Forças Armadas Canadenses especializada em contra-terrorismo. O armamento é designado pelo nome C15.

FRANÇA

Resultado de imagem para commandos marine

Commandos Marine.

Na França, a TAC-50 é operado pela Commandos Marine, uma força de elite da Marinha Francesa.

GEÓRGIA

Resultado de imagem para Georgian special forces

Na Geórgia, o rifle é operado pelas forças especiais da Geórgia.

Israel

Resultado de imagem para israeli special forces

Em Israel, a TAC-50 é operada pelas forças especiais israelitas.