Um vídeo capturado por uma câmera de segurança em Birmingham, na Inglaterra, mostra dois hackers que exploram a tecnologia sem chave para roubar a Mercedes de um homem dormindo — em menos tempo do que é preciso para pedir algo no iFood. As imagens foram liberadas pelo Departamento de Polícia de West Midlands nesta segunda-feira (27), e as autoridades acreditam que seja a primeira filmagem de ladrões atacando um carro usando caixas de relé, dispositivos que podem ser programados para enviar sinais através de paredes.

Chamado de “crime de relé” pela polícia local, o roubo é incrivelmente simples. Cada hacker tinha uma caixa. A primeira, colocada do lado de fora da casa, captou o sinal da chave com sensor magnético do dono do carro, enviando-o para a segunda caixa, colocada ao lado da Mercedes.

Tendo recebido o sinal, a trava inteligente “achou” que a própria chave estava presente, destravando então a porta e dando acesso completo aos hackers. E pelo fato de as chaves inteligentes frequentemente virem com ignições sem chave, o roubo pôde prosseguir sem dificuldades.

Todo o roubo, que aconteceu em setembro, levou menos de um minuto.

A polícia não capturou os ladrões, mas afirmou que motoristas interessados em tecnologia sem chave podem proteger seus carros inteligentes equipando-os com dispositivos de rastreamento ou travas de direção. Ou, como um último recurso alternativo, você pode, sei lá, sempre usar apenas as chaves normais.


Via: GizModo