O retrato em carvão de uma mulher nua, conhecido como Monna Vanna (imagem acima, à direita), pode ter sido um esboço para a feitura da Mona Lisa, segundo especialistas franceses de arte.

Depois de testes no Museu do Louvre, Paris, curadores acreditam que o esboço é “no mínimo em parte” feito pelo Leonardo da Vinci. O quadro estava guardado desde 1862 na coleção da Renascença no Museu do Conde, no Palácio de Chantilly, no norte da capital francesa.

Especialistas analisando o suposto esboço da Mona Lisa

De acordo com os especialistas, é quase certo que esse “rascunho” eram uma preparação para uma pintura em óleo. Resultados de análises no quadro confirmam que ele data da época do Leonardo, no começo do século XVI, e que é de alta qualidade. Entre outras pistas no quadro para associá-lo com um esboço da Mona Lisa, podemos citar:

– As mãos e o corpo são quase idênticos;
– Os quadros são quase do mesmo tamanho;
– Pequenos buracos perfurados ao redor da figura sugerem que isso pode ter sido usado para traçar sua forma em um quadro a óleo;

Porém, também existem algumas dúvidas, apesar das fortes evidências. Uma principal recai sobre o fato de que alguns traços no quadro parecerem ter sido feitos com a mão direita do artista responsável, e o Leonardo da Vinci pintava suas obras com a mão esquerda.

Mais análises serão feitas para confirmar ou rejeitar a hipótese do esboço.

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um dos maiores pintores da Renascença Italiana, e a sua Mona Lisa (uma pintura em óleo também conhecida como ´La Gioconda´) é ainda uma das obras de arte mais reconhecidas e valiosas do mundo.

Referências:
1. http://www.bbc.com/news/world-europe-41436057
2. https://twitter.com/chantillydomain