A Kaspersky Lab, empresa especialista em segurança, se tornou recentemente a responsável pelo fornecimento de soluções de segurança computacional para as Forças Armadas do Brasil, sendo Exército, Força Aérea e a Marinha.

O software da empresa fará parte da defesa computacional desses órgãos, que inclui outros serviços ligados à segurança digital, como setores especializados na detecção de intrusos e de atividade maliciosa.

Somando R$ 8,4 milhões, os contratos firmados têm duração de três anos.

Segundo a empresa Kaspersky, a implantação de seus sistemas já vem ocorrendo desde dezembro de 2016, mas o anúncio só foi feito neste mês por questões de segurança.


Informações são de que o antivírus da marca Kaspersky serão instalados em aproximadamente 120 mil máquinas. O contrato oferece relatórios de ameaças e serviços de monitoramento e resposta a incidentes. O Exército também receberá treinamento.

“Dessa maneira, o Exército pode realizar o monitoramento em tempo real de incidentes de segurança decorrentes de arquivos e processos maliciosos, proporcionando maiores níveis de segurança da informação”.

A Força Aérea diz que serviço semelhante já foi prestado pelas empresas Trend Micro e McAfee. Sistemas antivírus oferecem segurança a usuários finais, considerados um ponto crítico por especialistas porta de entrada para ataques mais sofisticados.


Fonte: Folha