Independe do que for fazer, onde quer que você esteja trabalhando, você precisa ter características de um bom líder. Não importa se vai liderar apenas você mesmo, criando uma certa rotina, disciplinas etc, ou se vai liderar uma equipe que trabalha para você. Isso mesmo, é possível ter uma empresa totalmente online, onde você é o gestor e tem alguns colaboradores.

Mas como ter sucesso sendo um líder? É simples, seja espelho, e siga as regras que vamos passar aqui.

O líder não é o melhor em tudo, mas sim o mais equilibrado e que sabe dividir as tarefas e, claro, dar ordens. Porém, as caraterísticas de um bom líder não são resumidas apenas a isso, um bom líder possui grandes outra característica.

Vou elencar uma série de 5 dicas para você se tornar um bom líder:

1- O líder deve ser o exemplo:

Todo e qualquer líder deve agir de forma segura e de acordo as regras e normas da empresa. Agindo assim, seus liderados certamente irão segui-lo igualmente. Ser educado e humilde é essencial na relação empresarial e fora dela, então aja de forma bem-educada com quem quer seja, um cliente, um funcionário, um curioso qualquer, algum visitante na corporação, ou até mesmo, uma pessoa desconhecida andando pela rua. Não apenas diga aos seus liderados o que devem fazer, mas mostre para todos. Lembre-se que sua ação deve ser o exemplo.

Caso trabalhe sozinho, é muito importante criar regras próprias, cumprir horários, estabelecer metas, enfim, trabalhar sozinho aumenta sua responsabilidade.

2- Humildade

É verdade que existe uma grande diferença entre um chefe e um líder. Embora ambos possam ditar as regras por estarem no comando, essa diferenciação é perceptível à medida que um líder compartilha o bom e o ruim com os liderados e sente-se confortável em confiar neles. A humildade se percebe em simples ações como:

  • Reconhecer as suas limitações, e pedir ajuda.
  • Buscar a transparência em suas ações, sempre sendo sincero.
  • Ouvir e valorizar as ideias, de todas os níveis hierárquicos.
  • Aceitar contribuições dos demais membros da equipe, sempre usando um bom filtro.
  • Com um simples cumprimento ao início do dia, sempre demonstrando respeito.

Atitudes como estas diferenciam e muito um bom líder de apenas um chefe. E mesmo se você trabalhar sozinho deve ser humilde, não é porque tem apenas um colaborador, no caso, você que deve se achar o melhor, a humildade é essencial em todos os momentos das nossas vidas.

3- Distribua prêmios

Saber reconhecer sem ter inveja, é uma característica de pouco. O reconhecimento é muito importante que deve ser considerado na busca de ser um líder de sucesso é saber valorizar tanto o trabalho em equipe quanto cada membro da sua equipe, e uma das diferenças entre um chefe e um líder é justamente essa: não tomar crédito do trabalho da sua equipe, mas sim, reconhecer o esforço de cada um. Caso um membro da equipe se destaque além de elogiá-lo, estenda também o elogio aos demais membros, para que assim, esse sinta-se com seu trabalho reconhecido.

Se trabalhar sozinho também deve saber reconhecer seu trabalho, depois de uma semana cansativa de trabalho intenso, se permita descansar por um ou dois dias em um lugar calmo, aproveitando uma parte dos ganhos que teve com o trabalho. 

4- Procure exemplos de líderes

Esqueça a ideia de que um líder de sucesso é aquela pessoa que sabe sobre todas as coisas. Ninguém sabe de tudo, ninguém detém o poder, ninguém é capaz de movimentar todas as pessoas se não tiver antes um apoio.

Saiba que para ser um líder de sucesso você deve buscar um mentor. Grandes líderes no mundo todo já estão cientes que precisam de ajuda, seja de uma pessoa hierarquicamente acima na empresa, uma consultoria para entender onde deve melhorar, e atualmente existem muitos coaches que ajudam a desenvolver a liderança.

5- 
Erros passados evitam erros futuros

Estudar o passado de líderes ou empreendedores que começaram como você está começando pode ajudar muito. Muitas dicas existem para aqueles que buscam e que estão começando agora, não permita que aconteça com você os mesmos erros que aconteceram com outras pessoas.

Conclusão

Por fim, concluímos dizendo que todos podem se tornam bons líderes, seja em uma governança coorporativa de uma empresa com instalações físicas, como também de uma empresa que atual apenas no meio online, além disso, você pode se tornar o seu líder, atribuindo tarefas e seu próprio salário.

Mas não basta apenas ter características e saber liderar, deve também ter uma visão ampla de sucesso, e claro, se especializar. Este curso é ótimo para futuros líderes e também aqueles que já tem uma certa experiência (link).

Seja humilde, nunca pare de se especializar, e não tenha medo de comprar um ou outro curso, se não comprar aqui, compre em outro lugar, mas compre. Seu sucesso depende apenas de você, mas quero dizer que meu objetivo é ajudar a alcança-lo. Não desista, Boa sorte.