A produtividade é um fator fundamental em qualquer atividade que você for exercer. Caso estude, precisa desenvolver um método para estudar de uma forma produtiva, da mesma forma que autônomos, ou melhor, empreendedores digitais, precisam desenvolver métodos para aumentar sua produtividade e consequentemente alavancar seus lucros. Aliás, você é quem defini seus ganhos.

Como ser mais produtivo? Suba um degrau a cada dia.

Primeiramente, é importante dizer que ser produtivo não é trabalhar mais do que já trabalhamos. Para aumentar a produtividade de uma fábrica, não necessariamente deve fazer com que os funcionários façam horas extras, as horas extras podem ser prejudiciais, por causa do cansaço e tantos outros fatores, com empreendedores digitais, acontece da mesma forma. Não somos máquinas para trabalhar todos os dias 15 horas. Claro, que alguns dias exigem mais esforço que outros.

Temos que entender que o aumento na produtividade é devido a união de alguns fatores, como:

Planejamento

Uma pessoa planejada produz muito mais, isso é fato. Se ao acordar você já tem seu dia inteiro pensado, todas as suas responsabilidades divididas por horário e, claro, seu tempo de lazer definido, sem dúvida seu dia vai ser muito proveitoso, com isso, vai conseguir cumprir toda sua demanda, e tornar seus dias mais rentáveis.

Comece com pouco, faça um horário para meio dia de serviço e cumpra ele, quando se acostumar com este horário, acrescente mais e mais tarefas, até cumprir toda a demanda. Coloque no horário tempo para descansar e comer, é de fundamental importância o descanso, para um aumento na produtividade.

O planejamento é realmente a chave, a chave que abre a porta do sucesso. Mas veja bem, não adianta ter a chave e não fazer bom proveito. Se planejar é ótimo, porém, tão importante quando o planejamento, é ter disciplina para cumprir à risca as tarefas elencadas.

Disciplina

Nosso corpo é um grande neném chorão e birrento. Não quer fazer nada, claro que é mais cômodo para seu corpo dormir ao invés de trabalhar, e sem dúvida é melhor ficar deitando ao invés de levantar para estudar e se qualificar.

Disciplina se aprende, e você precisa ter disciplina. Ter disciplina de dizer não ao sono, de dizer que vai ficar até mais tarde trabalhando, disciplina de cumprir seus horários, disciplina de gastos, disciplina em relação ao tempo de lazer, etc.

Ter disciplina é fundamental no processo de produtividade, construa grandes resultado com o planejamento e a disciplina, mas não se esqueça, você precisa entender o processo.

Entender o processo

Antes de desenvolver métodos, é necessário estudar a causa. Entender o método do projeto no qual trabalha, bem como, entender em como o projeto pode ser dividido é de essencial importância, visto que, entendo o processo, podemos otimiza-lo, tornando-o mais produtivo e aumentando a receita.

Execução

Muitos são ótimos em planejamento, entendem muito bem o processo e tem disciplina, porém, não possuem iniciativa, não tem coragem para dar o primeiro passo. Não vai adiantar ter um horário otimizado para seu perfil, ter disciplina e entender todo o processo, se não tirarmos estas informações do papel.

Além de termos o conhecimento de todos os tópicos supracitados, devemos colocar em ação novos métodos e levar para prática, sempre visando o aumento da produtividade.

Por fim…

Concluímos dizendo que a produtividade deve estar presente nos seus dias tanto de uma forma profissional como também pessoal. Com um aumento da produtividade, você terá mais tempo livre para fazer o que quiser.

A produtividade consiste nos itens supracitados, siga as instruções de forma correta, e tenha calma, não vai conseguir resultado nos primeiros dias, e caso consiga, não vão ser tão relevantes, é necessário testar uma série de combinações para o aumento da produtividade.