Hiroshima e Nagasaki foram as primeiras cidades do mundo a testemunhar o poder das armas nucleares. Ainda hoje, as sombras das vítimas jazem impressas nas paredes dessas cidades. Aqui estão fatos interessantes sobre Hiroshima e Nagasaki relacionados a essa tragédia.

1. A força dos EUA, antes de atacar a cidade, distribuiu panfletos em Hiroshima como advertência.

2. Durante décadas, o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, escreveu cartas de protesto cada vez que um teste nuclear era conduzido, como um apelo para acabar com o uso de armas nucleares.

3. A Chama da Paz em Hiroshima queima desde 1964 em honra das vítimas e será extinta somente quando todas as armas nucleares forem removidas do mundo e a Terra estiver livre de ameaças nucleares.

4. Após o primeiro bombardeio atômico de Hiroshima, no Japão, um policial de Hiroshima foi para Nagasaki para ensinar a polícia técnicas para sobreviver ao ataque. Como resultado desta advertência oportuna, nenhum policial em Nagasaki morreu na explosão atômica.

5. Em 1945, um homem chamado Tsutomu Yamaguchi sobreviveu à explosão atômica em Hiroshima em um abrigo antiaéreo. Ele passou a noite lá, e na parte da manhã pegou um trem que pudesse chegar ao seu trabalho em tempo em Nagasaki, onde sobreviveu a uma outra explosão atômica.

6. A espirradeira é a flor oficial da cidade de Hiroshima, porque foi a primeira coisa a florescer novamente depois da explosão da bomba atômica em 1945.

7. Cerca de 12 pílulas de cianureto foram mantidas na cabine do piloto do Enola Gay (avião que transportava a bomba atômica), e os pilotos foram instruídos a toma-las se a missão fosse comprometida durante o bombardeio de Hiroshima.

8. Apenas 3 das 12 pessoas a bordo do Enola Gay sabiam o verdadeiro propósito da sua missão em Hiroshima.

9. Após o bombardeio atômico de Hiroshima, centenas de pessoas (muitas delas já lesionadas) fugiram para Nagasaki. Destas, 165 sobreviveram aos dois bombardeios.

10. “Sombras de Hiroshima”: Quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, a intensidade da explosão foi tão grande que permanentemente marcou sombras de pessoas e objetos no chão.

11. Em 1945, operadores de radar japoneses detectaram um pequeno número de aviões norte-americanos entrando no seu espaço aéreo (um dos quais carregavam as bombas nucleares a serem lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki), mas decidiram não interceptá-los uma vez que o pequeno número de aviões não era visto como uma ameaça.

12. O evento mais destrutivo da Segunda Guerra Mundial não foi nem Hiroshima nem Nagasaki. Foi a Operação Meetinghouse, o bombardeio americano de Tóquio.

13. Gingko Biloba, uma espécie de árvore de 270 milhões de anos, foi um dos únicos seres vivos a sobreviver ao bombardeio nuclear de Hiroshima. As árvores se recuperaram rapidamente e ainda estão vivas hoje.

14. O antigo jogo de tabuleiro “Go” estava sendo jogado em um torneio em Hiroshima em 1945, quando a bomba atômica explodiu a apenas 5 km de distância. Embora o prédio tenha ficado danificado e pessoas tenham ficado feridas, eles terminaram a partida mais tarde naquela mesma tarde.

15. Tóquio demorou cerca de 3 horas para perceber que Hiroshima tinha sido bombardeada.

16. Os EUA inicialmente negaram que as bombas atômicas tenham causado qualquer problema com a radioatividade, chamando tais alegações como propagandas japonesas. Até mesmo o New York Times publicou um artigo com o título “nenhuma radioatividade nas ruínas de Hiroshima”, citando apenas fontes militares e ignorando relatos de testemunhas oculares de doenças provocadas pela radiação.

17. O exército japonês planejava que cada homem, mulher e criança lutasse contra os EUA ao estilo Kamikaze mesmo depois de Hiroshima. Eles ainda tentaram um golpe quando o Imperador se rendeu.

18. O sobrevivente conhecido mais próximo do epicentro do ataque de Hiroshima se escondeu em um porão a apenas 170m do ponto zero.

19. Godzilla foi criado pelo Japão como uma reação aos bombardeios de Hiroshima: o próprio monstro desova como resultado das detonações nucleares de Hiroshima e Nagasaki.

20. A cidade japonesa de Kyoto foi poupada da destruição atômica unicamente por Henry L Stimson; secretário norte-americano que admirava a cidade durante suas décadas de lua de mel. Nagasaki foi escolhida então.

21. O nome do boeing que carregava a bomba jogada em Hiroshima era “Enola Gay”, em homenagem à mãe do piloto, Enola Gay Tibbets.

22. A bomba lançada sobre Hiroshima se chamava “Little Boy” e era composta por urânio.

23. Little Boy foi detonada a 600 metros de altura e explodiu a 1 milhão de graus Celsius.

24. A potência da Little Boy era equivalente a 12,5 mil toneladas de TNT.

25. O choque da bomba gerou ventos em Hiroshima de 1,5 km por segundo, que arrancou escombros das construções, membros e órgãos humanos.

26. “Hibakusha” foi o nome dados aos sobreviventes das cidades bombardeadas.

27. Cerca de 260 mil pessoas sobreviveram.

28. Nem todos os mortos foram identificados, porque muitos corpos viraram cinzas.

29. O primeiro sobrevivente oficial do ataque das bombas foi Tsutomu Yamaguchi. Apesar das queimaduras sofridas pelo ataque em Hiroshima, ele conseguiu pegar um trem para a sua cidade natal, Nagasaki. O japonês foi o único estar nas duas cidades no momento do ataque. Ele viveu até os 93 anos, teve duas filhas e morreu em 2010, de câncer no estômago.