Aqui está uma lista de 22 bons filmes da Segunda Guerra Mundial. Veja se seu filme favorito está incluído!

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que atravessou o globo, tendo mais de 60 milhões de mortos, tocando a vida de milhões de pessoas e ainda toca na vida dos cineastas com seus belíssimos(ou não) Filmes de Guerra. Vejam quais são os 22 melhores filmes da Segunda Guerra Mundial:

A Batalha da Grã-Bretanha – 1969

Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados das Forças Aéreas britânica lutam contra uma possível invasão das forças alemãs ao território inglês. Os soldados embarcam em uma luta aérea pelo controle do céu, em que o que está em jogo é a invasão da Inglaterra.

O Mais legal do filme é que praticamente todas as aeronaves foram utilizadas em combate na Segunda guerra.

Stalingrado – Batalha Final – 1993

Stalingrado – Batalha Final é o segundo filme feito sobre a batalha, mostrando todos os horrores que os soldados experimentaram na cidade russa.

O barco – Inferno no mar

Poderosa história da tripulação de um submarino baseado no livro semi-autobiográfico “Das Boot”, de Lothar-Guenther Buchheim. A perigosa viagem de ida e volta de uma embarcação alemã entre La Rochelle, na França ocupada, e a Espanha em 1941 e o medo e a claustrofobia debaixo do mar são recriados com realismo, enquanto o sentimento é decididamente anti-nazista.

Circulo de Fogo

Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

O Resgate do Soldado Ryan

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Uma obra-prima de Steven Spielberg que caracterizou o desempenho de Tom Hanks. Precisamos dizer mais? Assista esse Trailer e vera porque ele está na lista dos melhores filmes da Segunda Guerra Mundial:

Dunkirk – Filme

15 INVENÇÕES IMPRESSIONANTES QUE PARECEM TER SAÍDO DE FILMES DE FICÇÃO

Filme baseado na história da Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação envolvia a retirada de soldados Britânicos e de outras tropas aliadas do porto de Dunkirk, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra já invadia os Países Baixos e o Norte da França. Enquanto a liderança do exército inglês calculava que apenas 25% da FEB conseguiria sair do cerco, a operação conseguiu tirar a salvo de Dunkirk mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda.

A Ponte do Rio Kwai

Este filme de 1957 foi outro trabalho de ficção, mas foi baseado em um evento real da Segunda Guerra Mundial – a Estrada de Ferro da Birmânia, por prisioneiros de guerra aliados entre 1942 e 1943.

Depois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores – enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la.

A Conquista da Honra

Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.

Cartas de Iwo Jima

Cartas de Iwo Jima é um filme estadunidense de 2006, do gênero drama de guerra, dirigido por Clint Eastwood. O longa-metragem é a continuação de A Conquista da Honra. Ambos abordam a batalha da ilha de Iwo Jima, localizada no arquipélago asiático. O conflito é considerado um dos maiores da Segunda Guerra Mundial durando 40 dias.

Até o último homem

Acompanhe a história de Desmond T. Doss (Abdrew Garfield), um médico do exército americano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusa a pegar em armas. Durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva cerca de 75 homens. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

13 FILMES SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917

O Mais Longo dos Dias – 1962

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército dos Estados Unidos e as forças aliadas planejam uma enorme invasão na Normandia, França. Apesar do mau tempo, o general Dwight D. Eisenhower dá permissão para os aliados entrarem na Normandia. O general Norman Cota viaja com seus homens para a praia da Normandia. Com muito esforço e vidas perdidas eles saem da praia e entra, em território francês. O exército Alemão, devido à arrogância e ignorância, atrasa sua resposta para o desembarque dos aliados com resultados incapacitantes.

A Queda: As Últimas Horas de Hitler

Em 1942, a jovem Traudl Junge tem o que parece ser a melhor profissão do mundo: ela é secretária de Hitler. Os últimos dias do império se resume a um abrigo subterrâneo e, de lá, Junge narra os derradeiros momentos da vida do ditador.

Operação Valquíria

Valkyrie é um filme teuto-estadunidense rodado em 2008. Tem o gênero biográfico, histórico e dramático, baseado na história real do Coronel Claus von Stauffenberg. O filme se passa na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra. Com roteiro de Christopher McQuarrie, direção de Bryan Singer, e tendo Tom Cruise como ator principal no papel do Coronel Stauffenberg, o filme descreve os dias anteriores ao 20 de julho de 1944 quando oficiais alemães tentam assassinar Adolf Hitler e usam o plano emergencial Operação Valquíria para iniciar um golpe, controlar o país e tentar dar um fim a guerra.

Pearl Harbor

Pearl Harbor é um filme de drama e guerra biográfico americano de 2001, produzido por Jerry Bruckheimer, dirigido por Michael Bay e distribuído pela Touchstone e Buena Vista. Conta o que aconteceu em Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941, um ato que chocou o mundo e afetou milhares de pessoas, colocando definitivamente os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Foi lançado no Memorial Day de 2001, feriado norte-americano para lembrar aqueles que morreram em serviço militar por seu país.

A Lista de Schindler

A Lista de Schindler é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. O filme foi dirigido por Steven Spielberg e escrito por Steven Zaillian, baseado no romance Schindler’s Ark escrito por Thomas Keneally. É estrelado por Liam Neeson como Schindler, Ben Kingsley como o contador judeu de Schindler Itzhak Stern e Ralph Fiennes como o oficial da SS Amon Göth.

O filme foi um sucesso de bilheteria e recipiente de sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (Spielberg), como também muitos outros prêmios (incluindo 3 Globos de Ouro e 7 BAFTAs). Em 2007, o American Film Institute elegeu Schindler’s List como o oitavo melhor filme americano da história. É considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes já feitos.

O jogo da Imitação

O Jogo da Imitação é um filme de suspense histórico lançado em 2014. O filme é uma cinebiografia do criptoanalista britânico Alan Turing, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um inovador da ciência da computação. Isso ajudou a salvar milhões de vidas, mas depois ele foi condenado por sua homossexualidade.

Corações de Ferro

Fury (Corações de Ferro (título no Brasil)) é um filme norte-americano lançado no segundo semestre de 2014, nos Estados Unidos e lançado no Brasil em 5 de fevereiro de 2015. A história se passa em abril de 1945 e acompanha a tripulação dos EUA de um M4 Sherman chamado “Fury”, diante do desesperado exército alemão. O filme foi dirigido e roteirizado por David Ayer.

A Vida é Bela

La vita è bella (no Brasil e em Portugal, A Vida É Bela) é um filme italiano de 1997, do gênero comédia dramática, dirigido e protagonizado por Roberto Benigni.

O filme foi produzido pelo estúdio Melampo Cinematografica, com música de Nicola Piovani, a direção de fotografia de Torino Delli Colli; o desenho de produção, direção de arte e o figurino de Danilo Donati; e a edição de Simona Paggi. No filme pode-se ouvir também a bela música “Les contes d’Hoffmann”.

O filme foi vencedor de três prêmios Oscar: melhor filme estrangeiro, melhor ator e melhor trilha sonora.

A menina que roubava livros

Filme de drama e guerra, baseado no livro do mesmo nome de Markus Zusak, dirigido por Brian Percival e escrito por Michael Petroni. O filme conta com Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Ben Schnetzer, Nico Liersch, e Joachim Paul Assböck nos papéis principais.

O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado é um filme de drama e guerra de 2008, uma co-produção britânico-estadunidense e dirigida por Mark Herman.

Invencível (filme de 2014)

Invencível é um filme de drama biográfico estadunidense, produzido e realizado por Angelina Jolie, e baseado no livro de não-ficção, Unbroken: A World War II Story of Survival, Resilience, and Redemption, de Laura Hillenbrand. A trama gira em torno da vida do atleta olímpico americano Louis “Louie” Zamperini, retratado pelo ator Jack O’Connell. Louis Zamperini sobreviveu numa balsa por 47 dias depois de um desastre aéreo quase fatal durante a Segunda Guerra Mundial, apenas para ser apanhado pela marinha de guerra japonesa e enviado para uma série de campos de prisioneiros de guerra.

O Pianista

O Pianista é um filme de 2002 dirigido por Roman Polanski e estrelado por Adrien Brody. É baseado na autobiografia de mesmo nome escrito pelo músico Polaco Władysław Szpilman.

The Pianist foi indicado a sete Oscars, incluindo na categorias de melhor filme e venceu nas categorias de Melhor diretor (Roman Polanski), melhor ator (Adrien Brody) e melhor roteiro adaptado (Ronald Harwood). O filme também ganhou outros prémios, entre eles 2 BAFTAs, 6 Césars, e a Palma de Ouro.

Tem alguns Filmes da Segunda Guerra Mundial faltando em nossa lista? Deixem nos comentários!


Referências: Fatos Militares