A Segunda Guerra Mundial, sem sombra de dúvidas, foi uma das guerras mais registradas, fotografadas e abordadas em filmes e livros de toda a história. Apesar de muitas fotografias serem lamentáveis, outras são interessantes e curiosas, e merecem atenção, pois representam um período marcante em nossa história recente.

Nessa lista, confira 20 fotografias da Segunda Guerra Mundial praticamente desconhecidas pelo grande público, mas que ainda assim contam sua história.

1. Soldados canadenses usando vestimentas tradicionais do país para fazer graça do fato do Canadá não possuir uniforme militar oficial.

WW2 in Color

2. O Tenente Coronel Anthony Drexel Biddle, que supostamente conseguia desarmar dezenas de baionetas apenas com suas mãos.

Reddit / bryceguy72

3. Depois do ataque em Pearl Harbor, o governo dos Estados Unidos lançou máscaras de gás com o rosto de Mickey Mouse. A ideia era fazer as máscaras parecerem menos assustadoras, mas a ação acabou tendo efeito contrário.

Atlas Obscura

4. Os Aliados possuíam um exército de balões infláveis em formato de tanques de guerra, para parecer que tinham um poderio militar maior do que realmente tinham.

reddit / Soundhaugden

5. Os alemães também tinham suas formas de enganar os adversários… ainda que os Panzeratrappe (como eram chamados esses tanques de mentira) não fossem muito eficientes.

Reddit / nomoreoreos

6. Esse veículo, chamado de Hafner Rotabuggy, era um híbrido de jipe com um rotor. Inventado em 1943, tinha a intenção de ser utilizado como um off-road depois de ser lançado por aeronaves, a cerca de dois metros de distância do solo.

Reddit / figgernaggot666

7. Cães com explosivos eram utilizados pelos russos em missões contra os alemães, principalmente para tentar fazer parar tanques de guerra. Os cães eram colocados em missões suicidas, já que normalmente eram fuzilados, explodiam, ou conseguiam fugir.

Timeline

8. Entre os tantos problemas que os nazistas tinham de enfrentar durante a Operação Wunderland-II, na Rússia, estavam os ursos polares.

Twitter/ Notable History

9. Era comum entre os soldados nazistas as fotos com ursos polares falsos… mesmo que os verdadeiros muitas vezes tentassem matá-los.

The Guardian / Jean-Marie Donat

10. “Mad Jack”, ou “Jack Louco” era o apelido do Tenente Coronel John Churchill, concedido depois dele ter feito 42 soldados alemães reféns, enquanto portava uma espada. Ele aparece na foto abaixo, segurando sua espada durante uma rotina de treinamentos.

Wikimedia Commons / Imperial War Museum

11. Mulheres que provavelmente faziam parte da Sociedade Fé e Beleza (uma vertente do programa de juventude de Hitler), para mulheres alemãs entre 17 e 21 anos.

UBB Central

12. Esses soldados italianos foram treinados para desarmar bombas às escuras.

Daily Mail

13. Esses soldados da Marinha Real recebiam tratamentos com raios ultravioleta, para suprir a falta de vitamina D durante as missões.

Daily Mail

14. Esses soldados britânicos foram brutalmente queimados no Dia D, mas ainda assim tentavam aproveitar um cigarro.

Daily Mail

15. Esse entregador de leite não deixou de executar seu ofício mesmo depois da ‘blitz’ alemã em Londres, que deixou a cidade em ruínas em 1940.

Rare Historical Photos

16. Os pilotos precisam cortar o cabelo, para que não começasse a cair nos olhos durante os vôos.

Rare Historical Photos

17. Os nazistas amavam cães da raça pastor-alemão, e muitas vezes os tratavam como soldados humanos.

Rare Historical Photos

18. Um oficial da marinha utilizando uma vestimenta de proteção contra gases e armas químicas.

Business Insider / Howard R. Hollem/The Library of Congress

19. Essas máscaras de oxigênio para grandes altitudes eram utilizadas em ataques aéreos.

Rare Historical Photos

20. Um soldado chinês em Burma, depois de encontrar um macaco.

World War 2 Database / C. Peter Chen

Fonte: Boredom Therapy