Para inspirar você a sonhar com esses tempos de pompa e, quem sabe, acabar estimulando uma uma viagem diferente, separamos abaixo alguns dos mais luxuosos e antigos castelos do mundo. Confira, em nossa lista 10 dessas construções magníficas e repletas de histórias:

10. Palácio de Potala

No alto do monte Marpo Ri, a mais de 170 metros de altura, está o Palácio de Potala, a maior estrutura monumental do Tibet. Ele começou a ser construído por volta do ano 637. Ele é uma das construções mais antigas ainda de pé no país e não foi danificada durante a revolta chinesa contra o Tibet, em 1959.

9. Mont Saint-Michel

Todo esse castelo ocupa uma ilhota na costa da Normandia perda da Grã-Bretanha, que fica quase totalmente separada do continente. Aliás, há apenas uma ponte estreita, construída em 1880, que preserva essa ligação quase inexistente do antigo mosteiro com a terra firme. Hoje em dia o local recebe mais de 4 milhões de visitantes todos os anos.

8. Castelo Predjamski

Esse é o única castelo do mundo integrado a uma caverna. Ele fica na Eslovênia e foi construído por volta do século 13. Aliás, seu nome na língua local, Predjamski Grad, quer dizer literalmente “castelo na frente da caverna”.

7. Castelo Neuschwanstein

Nos alpes da Baviera, na Alemanha, esse castelo já inspirou o conto de fadas da Bela Adormecida. O mais interessante dessa construção é que, apesar de se tratar de uma obra do século 19, ela abriga inúmeras inovações tecnológicas, como água corrente em todos os andares e banheiros equipados com descargas automáticas.

6. Palácio Matsumoto

Construído em uma planície, ao contrário dos outros vistos até agora, esse castelo traz o que há de mais tradicional na arquitetura japonesa do passado. Dizem que ele foi construído por volta do século 17.

5. Castelo Hunyad

Construído na Romênia, esse castelo fazia parte do principado da Transilvânia e acredita-se ser o local onde Vlad III, o personagem histórico que inspirou o Drácula(da literatura); foi mantido preso por 7 anos, após ser deposto em 1942. Embora tenha sido construído em estilo gótico, é possível perceber ainda elementos barrocos e renascentistas em sua arquitetura.

4. Castelo Malbork

Construído na Prússia, esse é conhecido como o “Castelo de Maria”, já que foi erguido por uma ordem religiosa. Aliás, esse é o maior castelo gótico de tijolos de todo o mundo e é também considerado um exemplo clássico de fortaleza medieval.

3. Palácio da Pena

O mais antigo castelo inspirado pelo romantismo europeu, o Palácio Nacional da Pena, em Portugal, está no topo de uma colina acima da cidade de Sintra. Sua primeira etapa de construção foi durante o século 15, mas acabou sendo reconstruído mais tarde e doado a um mosteiro. Mas, em meados do século 18, um terremoto acabou destruindo a maior parte do palácio, até que foi reerguido pelo príncipe Fernando, em 1838.

2. Castelo Löwenburg

Próximo de Kassel, na Alemanha, o “castelo do leão” está construído no parque Wilhelmshöhe. A construção do palácio aconteceu durante 8 longos anos, entre 1793 e 1801. Seu projeto foi administrado por Landgrave Wilhelm IX de Hessen Kassel, considerado o Walt Disney do século 18. Hoje estudiosos consideram Löwenburg como um dos edifícios mais importantes de seu gênero, além de ser um dos primeiros grandes edifícios neo-góticos na Alemanha.

1. Castelo de Praga

Um dos maiores castelos existentes e, de acordo com o Guinness Book, o maior castelo do mundo antigo, essa construção fica em Praga e tem cerca de 570 metros de comprimento e 130 metros de largura. Esse era o lugar onde os reis checos e os presidentes da Checoslováquia e da República Checa tiveram seus escritórios.